A 10ª Delegacia de Polícia do Lago Sul reabriu as portas nesta segunda-feira (25) após uma ampla reconstrução e modernização, que recebeu investimento de R$ 4,9 milhões. A unidade teve sua área ampliada de 581 m² para 933 m² e volta a funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana atendendo Lago Sul, Jardim Botânico, Aeroporto de Brasília e Altiplano Leste.
“Nós temos trabalhado desde que assumimos o governo, aliás, desde antes de assumir o governo, ainda na transição, para a melhoria da segurança pública no Distrito Federal”, pontuou o governador Ibaneis Rocha.
O governador afirmou que trabalha no projeto de lei para criação do serviço voluntário para bombeiros e policiais militares, a exemplo do que ocorre com a Polícia Civil. Assim que o texto for concluído, será encaminhado para votação na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
Entre as melhorias na delegacia estão a climatização completa, acessibilidade com rampas e banheiros adaptados, além de salas específicas para mulheres vítimas de violência doméstica. A delegacia também ganhou uma sala especial de acolhimento, destacada pela vice-governadora Celina Leão.
“A criação de uma sala especial de acolhimento para crianças e vítimas de violência doméstica é um avanço crucial, especialmente neste Agosto Lilás, reforçando nosso empenho em combater esse tipo de crime e oferecer suporte adequado”, destacou Celina.
A delegacia conta agora com cinco salas de oitivas audiovisuais e de videoconferência, uma sala de reconhecimento com vidro especial e sistema de segurança reforçado com alarmes e detectores de fumaça em todos os ambientes.
Nos últimos anos, o GDF entregou outras delegacias reformadas e inaugurou novas unidades, como a Deam II, em Ceilândia, e a 35ª DP, em Sobradinho II.


