back to top
19.5 C
Brasília

As mais vistas
da Semana

Morre Constantino Júnior, fundador da Gol, aos 57...

Morreu na manhã deste sábado, 24, em São Paulo, o empresário Constantino de Oliveira Júnior, presidente do conselho de administração da Gol Linhas Aéreas...

Oposição protocola requerimento de CPMI do Banco Master

A oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolou nesta terça-feira, 3, um requerimento de instauração de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito...

Capital Moto Week 2025 une rock, motociclismo e...

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) marca presença no Capital Moto Week 2025 com uma programação voltada à educação ambiental e sustentabilidade. Até 1º...

A escolha de retomar laços: GDF oferece passagens...

A ruptura ou o enfraquecimento dos vínculos familiares está entre os fatores que levam pessoas à situação de vulnerabilidade extrema. Em muitos casos, conflitos...

Militares dos EUA afirmam ter abatido drone iraniano que se aproximou de porta-aviões

Um caça da Marinha dos Estados Unidos abateu um drone iraniano que se aproximava do porta-aviões USS Abraham Lincoln no Mar Arábico, informou o Comando Central dos EUA nesta terça-feira, 3, ameaçando aumentar as tensões enquanto o governo do Presidente norte-americano Donald Trump alerta para uma possível ação militar para forçar o Irã à mesa de negociações.

O drone “aproximou-se agressivamente” do porta-aviões com “intenções pouco claras” e “continuou a voar em direção ao navio, apesar das medidas de desescalada tomadas pelas forças americanas que operavam em águas internacionais”, disse o capitão Tim Hawkins, porta-voz do Comando Central, em um comunicado.

O abate ocorreu com diferença de poucas horas para uma situação em que forças do Irã hostilizaram um navio mercante de bandeira e tripulação americanas que navegava no Estreito de Ormuz, informou o exército dos EUA.

O drone Shahed-139 foi abatido por um caça F-35C do porta-aviões Lincoln, que, segundo Hawkins, navegava a cerca de 800 quilômetros da costa sul do Irã. O comunicado militar informou que nenhum soldado americano ficou ferido e nenhum equipamento dos EUA foi danificado.

Horas depois, as forças da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã hostilizaram o navio mercante Stena Imperative, segundo informações dos militares.

A declaração de Hawkins aponta que duas embarcações e um drone iraniano Mohajer se aproximaram do Stena Imperative “em alta velocidade e ameaçaram abordar e apreender o petroleiro”. O destróier USS McFaul respondeu ao incidente e escoltou o Stena Imperative “com apoio aéreo defensivo da Força Aérea dos EUA”, afirmou o comunicado, acrescentando que o navio mercante agora navega em segurança.

As ações ocorrem em um momento de alta tensão entre os dois países. Essa tensão voltou a aumentar depois que o governo iraniano passou semanas reprimindo protestos que começaram no final de dezembro contra a crescente instabilidade econômica, antes de se transformarem em um desafio à República Islâmica.

No início de janeiro, Donald Trump prometeu “resgatar” os iranianos da repressão sangrenta do governo contra os manifestantes, promessa que posteriormente se transformou em uma campanha de pressão para que Teerã chegasse a um acordo sobre seu programa nuclear. Isso ocorre mesmo enquanto o presidente republicano insiste que as instalações nucleares iranianas foram “destruídas” em ataques americanos de junho.

“Estamos em negociações com o Irã. Vamos ver como tudo se desenrola”, disse Trump a repórteres no Salão Oval na segunda-feira, 2. Questionado sobre qual seria o seu limite para uma ação militar contra o Irã, ele se recusou a dar mais detalhes.

“Eu gostaria de ver um acordo negociado”, disse Trump. “Neste momento, estamos conversando com eles, estamos conversando com o Irã, e se conseguíssemos chegar a um acordo, seria ótimo. E, se não conseguirmos, provavelmente coisas ruins acontecerão.”

Os EUA abateram o drone horas depois de o presidente do Irã ter afirmado, na terça-feira, que instruiu o ministro das Relações Exteriores do país a “buscar negociações justas e equitativas” com os EUA, marcando um dos primeiros sinais claros de Teerã de que deseja tentar negociar com Washington, apesar do fracasso das conversas no verão passado.

A Turquia vinha trabalhando nos bastidores para que as negociações acontecessem ainda esta semana, enquanto o enviado dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, está viajando pela região. Um funcionário turco afirmou posteriormente que o local das negociações era incerto, mas que a Turquia estava pronta para apoiar o processo.

Últimas Notícias

Macron diz que prepara diálogo com Putin, mas vê Rússia longe de acordo sobre a Ucrânia

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que estão...

Defesa de Daniel Vorcaro pede adiamento ou flexibilização de depoimento à CPMI do INSS

A defesa de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master,...

Torcedores do Santos colocam faixas de protesto na Vila e no CT: ‘Vendem jóias, compram ilusão’

Torcedores do Santos protestaram com faixas estendidas na Vila...

GDF autoriza novo concurso com 1.197 vagas para carreira de Desenvolvimento e Assistência Social do DF

O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou, nesta terça-feira...

Nos sigaRedes Sociais

255,324FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
128,657SeguidoresSeguir
97,058InscritosInscrever

NewsletterAssine

Fique Ligado

Defesa recorre à Primeira Turma do STF contra prisão de Filipe Martins

A defesa de Filipe Martins recorreu à Primeira Turma...

Oposição protocola requerimento de CPMI do Banco Master

A oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Câmara dos EUA aprova projeto de orçamento para encerrar paralisação parcial do governo

A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou nesta terça-feira,...

Frei Sérgio Antônio Görgen, ex-deputado do RS, morre aos 70 anos

Um dos fundadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem...

Macron diz que prepara diálogo com Putin, mas vê Rússia longe de acordo sobre a Ucrânia

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que estão...

notícias relacionadas

Defesa recorre à Primeira Turma do STF contra prisão de...

A defesa de Filipe Martins recorreu à Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) para contestar a decisão que manteve a prisão preventiva do...

Oposição protocola requerimento de CPMI do Banco Master

A oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolou nesta terça-feira, 3, um requerimento de instauração de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito...

Câmara dos EUA aprova projeto de orçamento para encerrar paralisação...

A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou nesta terça-feira, 3, o pacote de financiamento governamental de US$ 1,2 trilhão revisado pelo Senado para encerrar...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui