back to top
15.5 C
Brasília

As mais vistas
da Semana

PF: Bolsonaro sem redes sociais, sem contato com...

O ex-presidente Jair Bolsonaro é alvo de uma operação da Polícia Federal nesta sexta-feira. Além de dois mandados de busca e apreensão — em...

“Suprema humilhação”, diz Bolsonaro sobre operação da PF

O ex-presidente Jair Bolsonaro define a operação da Polícia Federal feita nesta sexta-feira (18/7) como uma "suprema humilhação". Nesta manhã, a PF cumpriu dois...

PF cumpre mandados na casa de Bolsonaro e...

A Polícia Federal cumpre, nesta sexta-feira (18/7), dois mandados contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Um na residência de Bolsonaro e outro na sede do...

Mané Mercado inaugura em breve nova unidade em...

Águas Claras se prepara para ganhar um novo ponto de encontro para os amantes da boa gastronomia: a segunda unidade do Mané Mercado no...

Trump diz que vai deslocar submarinos nucleares americanos em resposta a provocações da Rússia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira, 1º, em sua conta na rede social Truth Social que vai deslocar submarinos nucleares americanos para “regiões apropriadas” do planeta como retaliação às recentes declarações do ex-presidente russo Dmitri Medvedev.

“Ordenei que dois submarinos nucleares fossem posicionados nas regiões apropriadas, caso essas declarações insensatas e incendiárias sejam mais do que isso. As palavras são muito importantes e, muitas vezes, podem ter consequências imprevistas Espero que este não seja um desses casos”, escreveu Trump em sua plataforma.

Da noite para o dia, Trump e Medvedev trocaram insultos: Trump chamou Medvedev de “ex-presidente fracassado da Rússia” que deveria ter “cuidado com suas palavras”. Horas depois, Medvedev disse que Trump deveria imaginar a série de televisão apocalíptica “The Walking Dead” e se referiu ao sistema da União Soviética para lançar um ataque nuclear automático de última hora.

Nem a Marinha nem o Pentágono responderam imediatamente a um pedido de comentário.

A ordem de Trump ocorre em um momento em que uma guerra de palavras entre os Estados Unidos e a Rússia se intensificou após a ameaça de Trump de impor tarifas elevadas se Moscou não concordar com um cessar-fogo na Ucrânia dentro de 10 dias.

Medvedev, que é o atual vice-presidente do Conselho de Segurança do Kremlin, havia respondido a uma ameaça de Trump na quinta dizendo que o americano deveria lembrar que Moscou ainda possui o sistema de retaliação nuclear herdado da União Soviética.

Trump criticou Medvedev no dia anterior por ter chamado as tarifas americanas contra compradores de petróleo russo de “jogo de ultimatos”, que aumentaria os riscos de uma guerra. Medvedev também disse que as ações de Trump eram teatrais.

“Digam a Medvedev, o ex-presidente fracassado da Rússia que acha que ainda é presidente, para tomar cuidado com as palavras. Ele está entrando em um território muito perigoso!”, escreveu o americano na madrugada de quinta.

Horas depois, o ex-presidente russo, aliado do presidente Vladimir Putin, afirmou que o americano estava nervoso e relembrou o sistema de retaliação nuclear criado pela URSS na Guerra Fria, apelidado “Mão Morta”. “Trump deveria se lembrar de como a lendária ‘Mão Morta’ pode ser perigosa”, escreveu no seu perfil do Telegram.

O “Mão Morta” foi criado para disparar mísseis nucleares automáticos caso a liderança soviética fosse morta durante um ataque. O sistema foi herdado pela Rússia depois da Guerra Fria e já foi chamado de arma apocalíptica pelo governo russo.

Frustração com Putin

As declarações de Trump em ameaça a compradores de petróleo russo, em especial a Índia, aconteceram no momento em que o americano está irritado com Putin por este ignorar as exigências para pôr fim à guerra na Ucrânia.

“Não me importa o que a Índia faça com a Rússia. Podem destruir suas economias mortas juntos, não me importo”, escreveu na Truth Social, referindo-se a tarifas impostas contra a Índia por negociar o petróleo russo. A Índia e a Rússia têm acordos comerciais de longa data.

No dia 29, Trump se disse frustrado com Putin e deu 10 dias a Moscou, ou seja, até o final da próxima semana, para que cessasse os combates na guerra da Ucrânia, sob ameaça de novas sanções. Na mesma declaração, no entanto, o americano reconheceu que sanções impostas no início e durante a guerra não desencorajaram os planos da Rússia.

Medvedev respondeu ao novo prazo em uma rara publicação nas redes sociais, alegando que Trump estava “jogando o jogo do ultimato” com a Rússia. “Ele deveria se lembrar de duas coisas: 1. A Rússia não é Israel nem mesmo o Irã”, escreveu Medvedev. “2 Cada novo ultimato é uma ameaça e um passo em direção à guerra. Não entre a Rússia e a Ucrânia, mas com seu próprio país. Não siga o caminho do ‘Joe Sonolento!'”, se referindo a Joe Biden pelo apelido dado por seus críticos (Sleepy Joe, em inglês).

Nesta sexta, Trump voltou a criticar a “morte desnecessária” causada pela guerra da Rússia na Ucrânia e atribuiu a culpa ao seu antecessor. Trump, que fez campanha para acabar com a guerra nas primeiras 24 horas de seu mandato, escreveu no Truth Social que “tinha acabado de ser informado” sobre as mortes de dezenas de milhares de soldados russos neste mês, acrescentando que “a Ucrânia, no entanto, também sofreu muito”.

“Esta é uma guerra que nunca deveria ter acontecido – esta é a guerra de Biden, não de ‘TRUMP’. Estou aqui apenas para ver se consigo impedi-la”, escreveu. Trump também disse na quinta que seu enviado especial, Steve Witkoff, viajará para a Rússia nos próximos dias.

Últimas Notícias

Sete deputados perderam mandatos na Câmara; veja lista e substitutos

Sete deputados federais perderam os mandatos na Câmara dos...

Primeiras canetas para obesidade 100% nacionais chegam no dia 4 às farmácias

Chegam às farmácias na próxima segunda-feira, 4, as primeiras...

Messi recebe proposta para renovar com o Inter Miami e continuar na ativa até os 41 anos

Aos 38 anos, e com contrato para vencer até...

Nos sigaRedes Sociais

255,324FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
128,657SeguidoresSeguir
97,058InscritosInscrever

NewsletterAssine

Fique Ligado

Bruno Henrique é denunciado pelo STJD por manipulação e pode ser suspenso por até dois anos

O atacante Bruno Henrique, do Flamengo, foi denunciado nesta...

O que Rafael Câmara precisa fazer para ser campeão mundial de F-3 neste fim de semana?

O brasileiro Rafael Câmara pode sagrar-se campeão da Fórmula...

Petrobras de 2050 precisa entregar 55% a 60% a mais de energia, afirma Magda Chambriard

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, disse nesta sexta-feira,...

Sete deputados perderam mandatos na Câmara; veja lista e substitutos

Sete deputados federais perderam os mandatos na Câmara dos...

notícias relacionadas

Bruno Henrique é denunciado pelo STJD por manipulação e pode...

O atacante Bruno Henrique, do Flamengo, foi denunciado nesta sexta-feira pela Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por suposto envolvimento em manipulação...

GDF investe R$ 3,9 milhões na Feira da Uva e...

A 5ª Feira Nacional da Uva e do Vinho de Brasília começa nesta sexta-feira (1º), no Parque de Exposições de Planaltina, com programação gratuita...

Jader Filho diz que não há possibilidade de a COP30...

O ministro das Cidades, Jader Filho, disse nesta sexta-feira, 1º de agosto, que não há possibilidade de a COP30 não ser sediada em Belém....

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui