back to top
24.5 C
Brasília

As mais vistas
da Semana

Vice-governadora Celina Leão inaugura ala de nefrologia do...

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, visitou nesta segunda-feira (16) a nova ala de nefrologia do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), que passou...

Correios colocam 21 imóveis à venda em 11...

Os Correios iniciaram nesta quinta-feira (12) o primeiro leilão de imóveis próprios. A oferta inicial abrange 21 imóveis para venda imediata, localizados em 11...

FGV: 78,1% dos trabalhadores se sentem satisfeitos ou...

Quase oito em cada dez trabalhadores, uma fatia de 78,1%, se sentem satisfeitos ou muito satisfeitos com o trabalho atual, segundo dados da Sondagem...

Centro de Promoção Digital abre inscrições para cursos...

Estão abertas as inscrições para o Centro de Promoção Digital (CPD), projeto voltado ao fortalecimento do ecossistema gamer, de e-sports e da economia criativa...

Auditores da Receita criticam ação do STF contra servidores: ‘Bodes expiatórios’

A Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco) divulgou nota em que afirma ver com “preocupação” as medidas adotadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes contra servidores suspeitos de vazamento de dados fiscais de parentes de integrantes da Corte.

Segundo a Unafisco, as investigações ainda são “preliminares” pela própria Receita Federal e, por isso, é preciso respeitar o devido processo legal e da presunção da inocência.

“A Unafisco Nacional manifesta preocupação com a adoção de medidas cautelares gravosas contra Auditor-Fiscal em contexto ainda classificado como análise preliminar pela própria Receita Federal”, diz a nota.

“A entidade defende que eventuais irregularidades sejam rigorosamente apuradas, mas sempre com observância do devido processo legal, da presunção de inocência e da proporcionalidade das medidas adotadas. A aplicação de sanções cautelares extremas exige fundamentação robusta e lastro probatório consistente”, afirmou.

O órgão lembra que já houve caso anterior em que houve punições a servidores que depois se mostraram inocentes das acusações.

“Em 2019, também utilizando o Inquérito das Fakenews, o Ministro Alexandre de Moraes afastou dois Auditores-Fiscais acusados de vazamento de informações fiscais de parentes de ministros do STF Posteriormente a acusação mostrou-se sem nenhum lastro probatório, tendo sido os dois Auditores-Fiscais reintegrados”.

O caso

Na manhã desta terça-feira, 17, a Receita Federal informou que detectou violação de informações de autoridades protegidas por sigilo no curso da investigação.

A Receita não especificou oficialmente se os dados vazados pertencem a ministros do Supremo e seus parentes. Contudo, o Estadão apurou que houve quebra de sigilo fiscal da esposa do ministro Alexandre de Moraes, Viviane Barci de Moraes, além do filho de um outro ministro da Corte. A informação havia sido divulgada primeiramente pelo portal Metrópoles.

O Supremo informou que “foram constatados diversos e múltiplos acessos ilícitos ao sistema da Secretaria da Receita Federal do Brasil, seguindo-se de posterior vazamento das informações sigilosas”.

A Corte divulgou os nomes de quatro servidores públicos, da “própria Receita ou cedidos por outros órgãos”, suspeitos de acessarem ilegalmente as informações: Luiz Antônio Martins Nunes, Luciano Pery Santos Nascimento, Ruth Machado dos Santos e Ricardo Mansano de Moraes.

Os quatro investigados foram afastados de suas funções e tiveram o sigilo quebrado (bancário, fiscal e telemático). Eles estão proibidos de saírem das cidades onde residem e obrigados ao recolhimento domiciliar no período noturno e aos finais de semana. Os suspeitos tiveram os passaportes retidos e estão proibidos de deixar o País e de ingressar nas dependências do Serpro (Serviço Federal de Porcessamento de Dados) e da Receita

Para a Unafisco, os servidores não podem ser transformados em “bodes expiatórios” para conflitos institucionais.

“Os Auditores-Fiscais da Receita Federal não podem, mais uma vez, ser transformados em bodes expiatórios em meio a crises institucionais ou disputas que não lhes dizem respeito”, diz o texto.

“A Receita Federal é órgão de Estado e seus servidores não podem ser submetidos a exposição pública ou constrangimentos institucionais antes da conclusão das apurações”, completa.

Últimas Notícias

Médicos especialistas têm seleção com salários de até R$ 18 mil

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito...

Sem regularizar o título, eleitor pode ser impedido de votar, tomar posse em concurso público e tirar passaporte

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) está...

Receita esclarece que não foi detectado acesso a dados sigilosos de Paulo Gonet

A Receita Federal informou, em nota divulgada nesta terça,...

Vini Júnior critica arbitragem em Lisboa: ‘Protocolo mal executado e que de nada serviu’

Vini Júnior usou as redes sociais para se pronunciar...

Nos sigaRedes Sociais

255,324FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
128,657SeguidoresSeguir
97,058InscritosInscrever

NewsletterAssine

Fique Ligado

Câmara Baixa do Parlamento do Japão confirma Takaichi como primeira-ministra

A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, foi reconduzida nesta...

BC decreta liquidação extrajudicial do Banco Pleno e Pleno DTVM, ex-Voiter

O Banco Central decretou na manhã desta quarta-feira, 18,...

YouTube restabelece serviços após interrupção global na plataforma

O YouTube informou nesta quarta-feira (18) que restabeleceu seus...

Lula sanciona reajustes do Legislativo, mas veta penduricalhos que furam teto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o...

Médicos especialistas têm seleção com salários de até R$ 18 mil

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito...

notícias relacionadas

Câmara Baixa do Parlamento do Japão confirma Takaichi como primeira-ministra

A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, foi reconduzida nesta quarta-feira pela Câmara Baixa do Parlamento para formar seu segundo gabinete, após vitória esmagadora na...

BC decreta liquidação extrajudicial do Banco Pleno e Pleno DTVM,...

O Banco Central decretou na manhã desta quarta-feira, 18, a liquidação extrajudicial do Banco Pleno, com extensão do regime especial à Pleno DTVM. Em...

YouTube restabelece serviços após interrupção global na plataforma

O YouTube informou nesta quarta-feira (18) que restabeleceu seus serviços após uma interrupção global que afetou o acesso à plataforma em diversos países, incluindo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui