back to top
18.5 C
Brasília

As mais vistas
da Semana

Harry Styles: Venda de ingressos para shows do...

A venda de ingressos para os shows de Harry Styles no Brasil começa nesta segunda-feira, 26, com uma pré-venda restrita a um grupo específico...

Morre Constantino Júnior, fundador da Gol, aos 57...

Morreu na manhã deste sábado, 24, em São Paulo, o empresário Constantino de Oliveira Júnior, presidente do conselho de administração da Gol Linhas Aéreas...

Agências do trabalhador têm vagas com salários de...

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem, nesta quinta-feira (22), 609 vagas para quem procura um emprego. As oportunidades contemplam candidatos de diferentes...

Final de semana brasiliense tem sessões de ‘O...

De lutas de MMA a oficinas de arte, passando por contação de histórias e sessões do filme O Agente Secreto, indicado ao Oscar quatro...

Defesa de Bolsonaro diz que PF produziu ‘peça política’ e nega descumprir medidas

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que ele não descumpriu as medidas cautelares estabelecidas pelo ministro Alexandre de Moraes e sustenta que o relatório da Polícia Federal é uma “peça política”.

“O relatório da Polícia Federal causa espanto. Encaixa-se como uma peça política, com o objetivo de desmoralizar um ex-presidente da República (que, quer queiram as autoridades policiais ou não, ainda é um líder político), expondo sua vida privada e acusando-o de fatos tão graves quanto descabidos. Parece incrível, mas boa parte do relatório dedica-se a um disse-me-disse sem qualquer relevância para a investigação”, escreveu o advogado Celso Vilardi.

A defesa critica a divulgação de diálogos de Bolsonaro com seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), e os relatórios sobre suas movimentações financeiras. O documento dos advogados ainda diz que há um “vazio de indícios” em mensagens citadas pela PF.

Em um desses documentos, a PF apontou que o ex-presidente recebeu R$ 30 milhões em um período de um ano entre 2023 e 2024, dentre outras transações.

Vilardi escreveu que o fato de Bolsonaro ter continuado se comunicando no WhatsApp com aliados após a proibição de usar redes sociais, estabelecida por Moraes em 18 de julho, não configura um descumprimento a essa ordem.

“Em nenhuma das decisões há qualquer menção ao uso de WhatsApp ou restrição ao envio de mensagens à lista de contatos privados – o que não se confunde com rede social”, afirmou a defesa. De acordo com Vilardi, o relatório mostra que Bolsonaro interrompeu os diálogos com Eduardo depois que Moraes proferiu essa proibição. “Não há que se falar ou mesmo supor qualquer ilegalidade e descumprimento nas mensagens enviadas”, escreveu.

‘Ex-presidente não fugiu para Argentina’

A defesa também rebate as suspeitas de que a minuta de pedido de asilo ao presidente da Argentina, Javier Milei, fosse uma prova da intenção de fugir do Brasil e, portanto, justificaria uma prisão preventiva.

Vilardi afirma que o documento encontrado era antigo, de 2024, e um eventual decreto de prisão exigiria fatos contemporâneos.

“Fato é que, com ou sem o rascunho, o ex-presidente não fugiu. Pelo contrário, obedeceu a todas as decisões emanadas pela C. Suprema Corte, inclusive a que o proibia de viajar ao exterior, respondeu à denúncia oferecida, compareceu a todas as audiências, sempre respeitando todas as ordens deste E. STF”, argumentou.

A defesa também afirma que não existem indícios de crimes nos diálogos de Bolsonaro com o advogado Martin de Luca, representante da rede social Rumble em ação contra o ministro Alexandre de Moraes. Sustenta ainda que o recebimento de uma mensagem por SMS do general Walter Braga Netto após a proibição de comunicação entre eles não teve resposta dada por Bolsonaro, comprovando o respeito à medida cautelar por parte do ex-presidente.

“A mensagem foi apenas recebida! Sem notícia de resposta. Sem qualquer reação. Sem qualquer comunicação por parte do ex-presidente”, afirmou a defesa.

Agora, o ministro Alexandre de Moraes vai enviar o processo para uma manifestação do procurador-geral da República, Paulo Gonet, sobre o eventual descumprimento das cautelares.

Como mostrou o Estadão, integrantes da Procuradoria-Geral da República (PGR) avaliam que há poucas chances de solicitar a prisão preventiva de Bolsonaro com base nesses novos indícios colhidos pela Polícia Federal.

Últimas Notícias

Venezuela aprova flexibilização do controle estatal sobre a indústria petrolífera

A Assembleia Nacional da Venezuela, de maioria governista, aprovou...

‘Estamos em ano eleitoral, subindo nas pesquisas’, diz deputado após receber PF em casa

O deputado Eduardo Velloso (União Brasil-AC) afirmou nesta quinta-feira,...

Saldo líquido de empregos em 2025 é de 1.279.498, pior da série, mostra Caged

O mercado de trabalho formal registrou um saldo positivo...

Corrida de Reis altera o trânsito de Brasília neste sábado (31)

Neste sábado (31), a partir das 13h, durante a...

Nos sigaRedes Sociais

255,324FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
128,657SeguidoresSeguir
97,058InscritosInscrever

NewsletterAssine

Fique Ligado

Decisão da Supercopa neste domingo (1º/2) terá esquema integrado de segurança em Brasília

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) definiu um esquema...

CPI do Crime Organizado: Senadores pedem quebra de sigilo bancário e fiscal da mulher de Moraes

Os senadores Eduardo Girão (Novo-CE) e Magno Malta (PL-ES)...

Projeto Mulheres no Campo abre 100 vagas de qualificação profissional em Brazlândia

Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e...

Governo e Assembleia de SC defendem lei que proíbe cotas raciais após Gilmar exigir explicações

O governo de Santa Catarina e a Assembleia Legislativa...

Venezuela aprova flexibilização do controle estatal sobre a indústria petrolífera

A Assembleia Nacional da Venezuela, de maioria governista, aprovou...

notícias relacionadas

Decisão da Supercopa neste domingo (1º/2) terá esquema integrado de...

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) definiu um esquema especial de segurança para a partida entre Flamengo e Corinthians, válida pela Supercopa — competição...

CPI do Crime Organizado: Senadores pedem quebra de sigilo bancário...

Os senadores Eduardo Girão (Novo-CE) e Magno Malta (PL-ES) apresentaram um requerimento na CPI do Crime Organizado, no Senado Federal, pedindo a quebra de...

Projeto Mulheres no Campo abre 100 vagas de qualificação profissional...

Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), o GDF abriu chamamento público para o preenchimento de 100 vagas destinadas aos...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui