back to top
17.5 C
Brasília

As mais vistas
da Semana

Diversidade e inovação marcam segundo dia do 9º...

O 9º Salão do Turismo segue nesta sexta-feira (22), em São Paulo, com uma programação voltada à diversidade, inclusão, inovação e sustentabilidade. O evento...

Abimapi: 75% dos embarques de panetones aos EUA...

A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi) estima que 75% dos embarques de panetones brasileiros aos Estados...

Detran-DF promove ações educativas e alcança mais de...

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou, entre sexta-feira (22) e domingo (24), mais de 3 mil abordagens em atividades educativas voltadas...

Seleção feminina bate Porto Rico e avança em...

A seleção brasileira feminina de vôlei confirmou o seu favoritismo nesta terça-feira, diante de Porto Rico, e assegurou mais uma vitória na competição ao...

STF proíbe repatriação imediata de crianças quando houver suspeita de violência doméstica

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu nesta quarta-feira, 27, que crianças e adolescentes trazidos ilegalmente ao Brasil não devem ser repatriados se houver suspeita de violência doméstica no país de origem. A norma vale mesmo que as crianças não sejam vítimas diretas das agressões.

Segundo a decisão, antes de autorizar o retorno das crianças, a Justiça brasileira deve avaliar se há indícios “objetivos e concretos da situação de risco”, levando em consideração o melhor interesse da criança e a perspectiva de gênero.

“Fatos públicos e notórios” também podem ser usados pelos juízes para embasar suas decisões, como guerras e situações de violência estrutural contra mulheres.

“O pedido de retorno da criança ao país de residência habitual deve ser avaliado com cuidado, sensibilidade e atenção. É preciso ter cautela para que no afã de cumprir a convenção não seja determinado o retorno de uma criança a um ambiente tóxico”, defendeu o ministro Dias Toffoli.

Em muitos casos, as crianças são levadas pelas mães, que fogem de um contexto de violência doméstica. Com isso, violam a guarda dos filhos.

A ministra Cármen Lúcia, única mulher no STF, criticou a revitimização das mães. “Se essa mulher estivesse em ótimas condições certamente ela nem sairia do país nas condições precárias que ela sai, quase como uma fugitiva mesmo”, destacou a ministra.

Os ministros fixaram critérios para a aplicação da Convenção da Haia sobre o sequestro de menores de idade, que permite negar a repatriação de crianças em caso de “risco grave”. O tratado internacional foi incorporado no ordenamento jurídico brasileiro em 2000.

A decisão do STF tem repercussão geral, ou seja, deve ser usada por todos os juízes e tribunais do País para decidir casos sobre o sequestro internacional de menores.

O Supremo também definiu que os processos sobre a repatriação de crianças e adolescentes passarão a ter prioridade na Justiça. Segundo a decisão, essas ações devem ser concluídas no prazo máximo de um ano, “mediante contraditório e ampla defesa”.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão que administra o Poder Judiciário, ficou responsável por elaborar em até 60 dias uma proposta de resolução para acelerar a tramitação desses processos.

Além disso, os Tribunais Regionais Federais devem concentrar a competência para processar e julgar essas ações nas capitais. O objetivo é tentar uniformizar as decisões. Devem ainda criar núcleos de apoio especializado para incentivar a conciliação, fazer perícias psicossociais e oferecer apoio técnico e metodológico aos magistrados.

O STF mandou notificar o Ministério das Relações Exteriores para criar um protocolo de atendimento a mulheres e crianças vítimas de violência doméstica, que deve ser adotado em todas as unidades consulares do Brasil no exterior.

O Congresso também será acionado para avaliar se há necessidade de editar legislação específica para regulamentar a Convenção da Haia, especialmente em relação aos aspectos processuais e probatórios da aplicação do tratado.

Últimas Notícias

Pix terá novas regras para agilizar devolução de dinheiro em casos de golpe

O Banco Central (BC) anunciou nesta quinta-feira (28) alteração...

Brasil e México assinam acordos em vacinas com RNA mensageiro e regulação sanitária

Por ocasião da visita oficial do vice-presidente, Geraldo Alckmin,...

Metrô-DF altera o horário de funcionamento nesta sexta (29) e no sábado (30)

Das 23h30 às 2h30, o desembarque poderá ser feito...

Justiça da Itália mantém Zambelli presa

A Justiça da Itália decidiu nesta quinta-feira, 28, manter...

Nos sigaRedes Sociais

255,324FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
128,657SeguidoresSeguir
97,058InscritosInscrever

NewsletterAssine

Fique Ligado

Viva Flor: expansão do programa fortalece proteção a mulheres em situação de violência no DF

A Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) ampliou,...

Milei diz que denúncias de suborno contra sua irmã são farsa e sai mais forte após pedradas

O presidente da Argentina, Javier Milei, chamou de farsas...

Moraes autoriza Bolsonaro a receber funcionário de cartório em casa

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal...

Empresário que matou gari em MG é intimado após causar ‘tumulto processual’

A juíza Ana Carolina Rauen Lopes de Souza, do...

Pix terá novas regras para agilizar devolução de dinheiro em casos de golpe

O Banco Central (BC) anunciou nesta quinta-feira (28) alteração...

notícias relacionadas

Viva Flor: expansão do programa fortalece proteção a mulheres em...

A Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) ampliou, nesta quinta-feira (28), o Programa Viva Flor, que passa a ser oferecido também em delegacias...

Milei diz que denúncias de suborno contra sua irmã são...

O presidente da Argentina, Javier Milei, chamou de farsas as denúncias de corrupção que envolvem supostos pagamentos de subornos a sua irmã, Karina Milei....

Moraes autoriza Bolsonaro a receber funcionário de cartório em casa

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quinta-feira (28) o ex-presidente Jair Bolsonaro a receber um funcionário do 1º...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui