A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, nesta terça-feira (2), o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus acusados de participação em suposta tentativa de golpe. A sessão será aberta pelo ministro Cristiano Zanin, presidente do colegiado.
O julgamento começa com a leitura do relatório pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso. Em seguida, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, terá até duas horas para apresentar a acusação. Depois, será a vez das defesas, com início pela do tenente-coronel Mauro Cid, que fechou acordo de delação premiada.
Zanin reservou cinco sessões para a análise do processo, distribuídas ao longo de duas semanas. A análise pode ser suspensa caso algum ministro peça vista, o que adiaria a conclusão para dezembro. Há ainda a possibilidade de convocação de novas sessões, caso o tempo reservado não seja suficiente.
Além de Bolsonaro, respondem ao processo os generais Walter Braga Netto, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, o almirante Almir Garnier, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o deputado federal Alexandre Ramagem e o tenente-coronel Mauro Cid.
A Primeira Turma é composta pelos ministros Alexandre de Moraes, relator do caso, Flávio Dino, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Cristiano Zanin.


